Tem gente que acha que “lixo é tudo igual”, que é só jogar fora e pronto. Porém a realidade é um pouco diferente, e o primeiro passo para um futuro mais sustentável pode começar a entender qual a diferença entre eles. Vamos conhecer um pouco mais sobre os resíduos que produzimos em casa, como diferenciá-los e qual a melhor forma de separar, seja ele lixo orgânico, lixo reciclável ou rejeito. E depois disso você vai ver como reciclar, além de benéfico, é muito fácil!
Lixo orgânico
O lixo orgânico é todo o resíduo que tem origem biológica, isso inclui o restinho de comida que ficou no prato, as cascas de cebola que você usou no almoço, as folhas do quintal e até mesmo o guardanapo que você usou para limpar a boca. Tudo isso se encaixa como Lixo orgânico, ou lixo molhado como também pode ser chamado. Apesar de no começo parecer o mais chato de se lidar, é um dos mais comuns de ser reaproveitado, e muitas famílias já começaram a transformá-lo dentro de casa sem muitos problemas.
O que é considerado lixo orgânico
É considerado resíduo orgânico:
- Restos de comida: Sobras, cascas de vegetais e frutas, comidas que estragaram, cascas de ovo, borra de café, ossos, restos de carne etc.
- Descarte da jardinagem: folhas mortas, galhos, grama cortada, flores murchas, etc
- Excremento animal: fezes de gado, cavalo, porco e animais domésticos como cães, gatos, roedores e pássaros.
Como separar descartar o Lixo Orgânico?
Ao separar o lixo orgânico é imprescindível que não haja nenhum outro tipo de resíduo, principalmente rejeito, pois pode afetar negativamente o processo de transformação. Já o descarte do lixo orgânico costuma ser feito através de compostagem. Você pode doar o resíduo para terceiros, ou caso tenha os recursos necessários como uma composteira, pode tentar fazer na sua casa. O processo consiste em deixar outro organismo, como bactérias ou minhocas, transformar o resíduo em um composto orgânico que irá ajudar no enriquecimento da terra.
Lixo reciclável
O resíduo reciclável costuma ser um pouco mais conhecido, principalmente por conta das lixeiras coloridas que encontramos de vez em quando. Ele também é bem fácil de ser separado, mas diferente do orgânico, o lixo reciclável não é tão fácil de se reaproveitar individualmente.
O que é considerado Lixo Reciclável?
É considerado resíduo reciclável:
- Metais: latas de refrigerante, cerveja, óleo e leite; embalagens de comida como atum e sardinhas, folhas e papel alumínio, fios de cobre, panelas, embalagens tetra-pak (apesar de não serem totalmente metal, precisam ser descartadas como metal)
- Plásticos: embalagens e garrafas PET, Sacolas de mercado, potes, utensílios domésticos de plástico, filme plástico, brinquedos, canos PVC, Sacos de Lixo etc
- Papel: folha de papel sulfite, revistas e jornais, papelão, livros, cadernos, cartolina, papel cartão
- Vidros: garrafas de cerveja, copos ou pratos de vidro quebrados, potes de vidro, cacos de vidro (exceção de espelhos, vidros temperados, cristal e lâmpadas)
- Lixo eletrônico e pilhas: baterias reutilizáveis ou não, aparelhos eletrônicos quebrados, baterias de celular ou outros tipos de equipamento.
Como separar e descartar o lixo reciclável?
O lixo reciclável precisa ser armazenado em um recipiente seco, e é importante que você separe-o nas categorias que mostramos acima. Pode colocar cada tipo de lixo reciclável em uma sacola diferente que não vai ter nenhum problema, se puder marque com cores ou escrita qual o tipo. O descarte deste tipo normalmente é feito por cooperativas ou catadores, também pode ser feito em pontos de coleta, como os da Ecoari. Cada tipo de lixo tem um processo diferente de transformação, por isso é muito importante deixá-los separados
Rejeito
Este tipo de lixo é aquele que não pode ser transformado. Normalmente são incinerados ou descartados em aterros sanitários licenciados. Dentro de casa, o tipo mais comum de rejeito produzido são os ligados à nossa higiene pessoal.
O que é considerado Rejeito?
É considerado como rejeito:
- Materiais sanitários: fraldas, cotonetes, algodão, absorventes, guardanapos sujos, papel higiênico etc
Sachês - Chicletes, fio dental
papéis com óleos, como o papel manteiga, plastificados e metalizados - Adesivos e fitas autocolantes
- Material contaminado
- Lixo radioativo
Como separar e descartar o rejeito?
É importante que todo o tipo de lixo rejeito seja separado e classificado como tal. Esse lixo costuma ser levado para aterros sanitários, então deixando a separação clara para o momento da coleta você já está ajudando no seu descarte.
Que tal começar a reciclar também?
Agora que você já sabe como identificar os tipos diferentes de lixos, está na hora de colocar a mão na massa e ajudar a construir um futuro mais limpo e agradável. A Ecoari está aqui para te ajudar nessa jornada e deixá-la bem mais recompensadora. Baixe o nosso aplicativo, cadastre-se e comece hoje mesmo a descartar seu lixo de forma consciente. Você ajuda o planeta e ainda ganha pontos fazendo isso, que podem ser trocados por brindes como descontos ou pix.
Baixe o APP da Ecoari e comece a mudar o mundo!